QUER QUE PESQUISEMOS SOBRE OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES ORNAMENTAIS?

SE VOCÊ QUER QUE FAÇAMOS PESQUISAS SOBRE OUTRAS ESPECIES DE PEIXES ORNAMENTAIS, OU QUE ORGANIZEMOS O CONTEÚDO ATUAL EM NOVAS CATEGORIAS, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com SUGERINDO AS ESPÉCIES QUE DEVEMOS PESQUISAR OU CATEGORIAS QUE DEVEMOS CRIAR.

QUER QUE VISITEMOS SEU SITE OU BLOG?

SE VOCÊ DESEJA QUE VISITEMOS SEU BLOG OU SITE PARA AVALIARMOS A INCLUSÃO DE ALGUMA MATÉRIA, ENVIE UM E-MAIL PARA faunaefloratropical@gmail.com QUE LOGO FAREMOS A VISITA.
DICAS PARA CRIAR MELHOR

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alimentação de Adultos

Freqüência

Guppies tem um ciclo digestivo de pouco menos de uma hora. É comum que se mostrem ansiosos por alimento sempre que nos aproximamos de seus aquários. Alimentação em excesso carrega vários riscos relacionados à degradação da qualidade da água e constitui o principal motivo de mortalidade de nossos peixes. Duas vezes por dia, é, em nosso entender, o melhor regime para exemplares adultos.

Guppies vermelhosHorários fixos são melhor aceitos. Cabe a cada criador programá-los de tal forma que se enquadrem em sua rotina diária. Pela manhã, antes de sair para o trabalho ou outros compromissos, e no fim do dia, ao retornar, é um bom esquema. A última refeição deve ser dada, pelo menos, meia hora antes de apagar as luzes.

Se, ao fornecer alimento para os guppies, eles não mostrarem interesse, é muito provável que as condições da água estejam fora dos parâmetros desejados ou que se tenha iniciado alguma moléstia. Nesse caso, suspenda a alimentação, por 24 horas, e verifique a necessidade de promover uma troca parcial ou qualquer outra providência corretiva.

Teor

Guppies são onívoros. Em seus ambiente natural, em Trinidad, seus estômagos continham uma mistura de pequenos organismos aquáticos, insetos e algas, em quantidade praticamente iguais.Ração em Flocos

Eles vivem bem com dietas constituídas exclusivamente por rações em flocos. Mas, terão todas as condições melhoradas, tais como a fertilidade, a resistência a moléstias, etc... se consumirem, também, alimentos vivos e frescos.

Estudos universitários demonstram que dietas contendo minhocas da terra são as mais efetivas para efeito de saúde e fertilidade dos guppies. Hoje em dia, é possível adquirir minhocas floculadas a preços razoáveis, como também é possível criá-las em caixas de isopor, mesmo em apartamentos. É relativamente fácil fazer farinha de minhoca.

Coração de boi demonstrou, também, não apenas sua capacidade em favorecer o desenvolvimento e a fertilidade dos guppies, mas de contribuir para sua longevidade. É possível preparar diferentes receitas de patê com esse componente, cuja única desvantagem é exigir um cuidado adicional na limpeza dos aquários.

Se optar por fazer seu próprio alimento, observe alguns cuidados:

  • os peixes não processam bem a gordura, principalmente de origem animal, procure, pois eliminá-la dos ingredientes;
  • não exagere na proteína, pois o excesso, além de 35% não será aproveitado e, pelo contrário, vai exigir consumo de energia em sua digestão;
  • também não exagere em fibras, que nem sempre serão bem digeridas, mantenha-as em baixa percentagem.

Variedade

Uma medida de boa cautela é a de manter diversos tipos de alimentos secos, de boa qualidade, para alternar a sua administração. Com isso, temos uma maior probabilidade de "completar" a dieta de nossos peixes, em elementos de que necessitem e que não estejam disponíveis em alguma delas.

Profilaticamente, a cada mês, ou sempre que os guppies apresentem sintomas de vermes, é conveniente ministrar patês com algum anti-helmintico.

Conservação

Devemos nos lembrar de que mesmo os alimentos de melhor qualidade vão deteriorar quando armazenados em local impróprio, tais como dentro de estufas úmidas, e por demasiado tempo. Mantenha-os em local fresco e seco e observe os seus prazos de validade.

Alimentos vivos

HB YellowEntre as possibilidades de alimentos vivos, destacam-se as larvas de mosquito , as dafnias e as enquitréias. É muito fácil, no verão, criar uma cultura das primeiras, simplesmente deixando um recipiente com água e alguma terra no fundo, em local aberto. Já as dafnias são mais difíceis de manter, mesmo em recipientes grandes: elas surgem e desaparecem quase que aleatoriamente. Enquitréias, cultivadas em caixas fechadas, proporcionam maior regularidade de produção.

Limpeza

Nunca deixe restos de comida em seus aquários. Mesmo os melhores filtros podem criar "zonas mortas" em que os detritos se acumulam. O sifonamento da sujeira do fundo dos aquários, associada a trocas de água, é uma atividade indispensável para manter peixes saudáveis.

http://www.peixebom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário